Atividade Optativa Individual - Clara Elisa

Clara Elisa de Souza Vieira - 13/0106020


Texto 1 - Artigo
TOGNOLI, N. B.; GUIMARÃES, J.A.C.  A organização do conhecimento arquivístico: perspectivas de renovação a partir das abordagens científicas canadenses. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n.1, p.21-44, jan./mar. 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/pci/v16n1/a03v16n1>. Acesso em: 21 de maio de 2019.
Páginas: 33, 34,35, 40, 41 e 42.


Os autores buscam analisar comparativamente as abordagens epistemológicas de três correntes canadenses: Arquivística Integrada, Arquivística Funcional ou Pós-moderna, e a Diplomática Arquivística. Esta última foi desenvolvida e reformulada por Luciana Duranti, que estabelece critérios para a crítica textual dos documentos contemporâneos, garantindo ao método diplomático um posto fundamental na Arquivística contemporânea. Nesta nova abordagem de Duranti, a Diplomática, que antes se ocupava exclusivamente da espécie documental, agora é ampliada na direção da gênese documental e de sua contextualização nas atribuições, competências, funções e atividades da entidade geradora/acumuladora.
Para os autores, o trabalho de Duranti  desenvolve conhecimento teórico e metodológico para a criação e manutenção de documentos gerados eletronicamente em ambientes interativos, dinâmicos e experimentais, além de reintegrar métodos de antigas ciências para a construção de uma nova disciplina.

Comentários

Postagens mais visitadas